‘Mulher potência transformadora e voz no seu território’ é realidade em Itaperuna

Em Itaperuna, RJ, o projeto “Mulher, potência transformadora e voz no seu território” já é realidade no município itaperunense. E o distrito de Nossa Senhora da Penha foi o primeiro a receber o projeto, idealizado pela Subsecretaria de Políticas para Mulheres.

De acordo com Luciana Moreira, subsecretária de Políticas para Mulheres, o encontro foi bastante produtivo, quando foram debatidos assuntos como saúde, transporte público e cursos voltados para as mulheres do território.

“Nossa intenção é visitar todos os distritos e bairros do município para ouvir as demandas das mulheres. Esse sempre foi um desejo do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, que está sempre atento aos anseios da população, e através da Subsecretaria estaremos acessando e ouvindo diretamente as mulheres em seus territórios”, diz Luciana.

Luciana Moreira ainda fez um agradecimento especial à secretária Municipal de Saúde Adriana Levone.

“Quero agradecer à secretária de Saúde Adriana Levone, que através do Programa de Atenção à Saúde da Mulher participou conosco desse primeiro encontro. Em nome de todas as mulheres participantes, agradeço imensamente à equipe da Secretaria de Saúde”, finaliza a subsecretária de Políticas para Mulheres.

Vale lembrar que o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM) vem trabalhando de forma eficaz, objetivando ampliar a oferta de atendimentos no município, através da descentralização dos serviços, visando fortalecer as atividades nas Estratégias de Saúde da Família em bairros e distritos.

O PAISM é uma junção de várias ações voltadas ao planejamento reprodutivo, climatério, pré-natal, controle do câncer de colo e de mama. Também monitora outras necessidades do público alvo, facilitando o encaminhamento a cirurgias, colocação de diu e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de desenvolver outras atividades.

DECOM - Itaperuna