CVAS Itaperuna promove ação educativa na UBS do Carulas

CVAS Itaperuna promove ação educativa na UBS do Carulas

CVAS Itaperuna promove ação educativa na UBS do Carulas
CVAS Itaperuna promove ação educativa na UBS do Carulas

Em Itaperuna, RJ, a Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), por intermédio da equipe de Educação em Saúde, vem desenvolvendo importante trabalho, mostrando de maneira prática e simples, como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Na última semana, a equipe promoveu ação educativa na UBS (Unidade Básica de Saúde), situada no Bairro Carulas. Recentemente, a equipe realizou ação semelhante na USF (Unidade de Saúde da Família), localizada no Guaritá; e naquela oportunidade, a equipe ainda contou com a participação da enfermeira Keid Teixeira.

A equipe de Educação em Saúde também já realizou inúmeras palestras em escolas, dentre elas, Escola Municipal Theodomiro de Souza Coelho; Escola Municipal José Ferreira Sales; Escola Municipal Vereador Elzo Galvão da França; Escola Municipal Santa Paz, no distrito de Raposo; Escola Municipal Nossa Senhora das Graças; Escola Municipal José de Paula Nogueira; e outras unidades escolares.

Para Adriano Rodrigues, coordenador da CVAS, a luta contra o Aedes aegypti precisa ser um compromisso de todo cidadão.

“A população precisa compreender que essa é uma luta de todos! Se cada um fizer a sua parte, vamos conseguir amenizar os problemas de saúde, ocasionados pelo mosquito. As pessoas precisam limpar os próprios quintais e residências, retirando os objetos que possam servir para acumular água. Esse simples gesto irá nos ajudar bastante e poderá salvar vidas”, reforça o coordenador.

É importante frisar que, basta uma simples vistoria no quintal de 10 minutos por semana, para ajudar no combate ao mosquito. Assim sendo, tampe as caixas d’água; mantenha as calhas sempre limpas; deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; mantenha as lixeiras tampadas; deixe ralos limpos e com aplicação de tela; limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; limpe com escova ou bucha, os potes de água para animais; dentre outras ações.

FALE COM A CVAS - Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Vigilância Ambiental em Saúde (Casa Verde), situada na Rua Júlio César, 99, Centro (em cima da Farmacinha do SUS). O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à Coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde.

 

 

 

DECOM - Itaperuna