Portaria credencia Itaperuna a duas equipes de Saúde da Família e um Consultório de Rua

O município de Itaperuna, RJ, através da portaria GAB/SAPS nº 45, de 27 de julho de 2022, credenciou duas equipes de Saúde da Família e um Consultório de Rua. Dessa forma, serão implantadas essas equipes de Saúde da Família em até 06 meses, pois esse é o prazo que o Ministério da Saúde estipula para o envio da produção dos atendimentos.

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS), Elisabete Teixeira da Silva, falou um pouco sobre mais esta conquista para o município itaperunense.

“A Secretaria Municipal de Saúde vai inaugurar a USF Vinhosa/Centro, que está na fase final de estruturação. Ela funcionará onde foi durante muitos anos o Posto de Urgência Munir Bussade. Estamos realizando adequações no local para que a USF possa funcionar lá.  Nessa unidade iremos disponibilizar serviços como triagem neonatal (teste do Pezinho), tratamento odontológico, consulta obstétrica, vacinação adulto e infantil, além dos serviços que já existem nas demais USF”, explica a coordenadora.

A outra unidade que vai ser estruturada, será a USF (Unidade de Saúde da Família) Cidade Nova/Lions. E, como mencionado, a inauguração deverá ser dentro de 06 meses.

“Ainda não tem um endereço para essa unidade e os serviços serão os mesmos que todas as USF já realizam. O novo prédio da USF do Frigorífico também será inaugurado em breve. Atualmente a unidade está em uma casa alugada. Estamos na fase final de estruturação para que a mudança possa ocorrer para o novo local. O endereço da USF é na Rua Arthur José Cabral, s/n, Bairro Frigorífico”, diz Elisabete.

De acordo com Adriana Levone, secretária Municipal de Saúde, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues (Alfredão), vem trabalhando para que o município avance na área de Saúde.

“O prefeito Alfredão é uma pessoa sensível às necessidades da Saúde e vem trabalhando para que o setor avance, proporcionando melhores condições de atendimentos para os munícipes. Além disso, temos uma equipe comprometida, que trabalha diariamente visando o bem-estar da nossa população. Também é importante frisar a atuação do vice-prefeito Emanuel Medeiros, o Nel, sempre junto ao prefeito e à nossa equipe”, finaliza a secretária.

O município de Itaperuna também foi credenciado com um Consultório de Rua, que visa dar acesso à população em situação de rua, aos serviços de saúde; ofertando de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, que se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados. Esse consultório será composto por equipe multiprofissional, que desenvolverá ações integrais de saúde, frente às necessidades dessa população.

Foto: A USF Vinhosa/Centro, que está em fase final de estruturação, vai funcionar onde era o Posto de Urgência Munir Bussade