Itaperuna celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde celebrou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, no último 02 de abril. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Itaperuna celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Dentre as ações promovidas pela equipe do CAASSITA (Centro de Atendimento aos Autistas da Secretaria de Saúde de Itaperuna), foi realizada caminhada no calçadão da Avenida Cardoso Moreira, eventos na Feira Livre e no entorno do Cristo Redentor; além de participação no programa "Itaperuna em Ação", na Rádio 103 FM, com a presença do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão.

A atual gestão inaugurou no final do mês de março o CAASSITA, situado na Avenida Luiz Monteiro de Barros, 680, Cidade Nova. O horário de funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, das 07 às 17h.

O prefeito Alfredão enfatizou a importância da data e elogiou o trabalho da equipe do CAASSITA.

“Eu entendo que essa seja uma importante data, e que todos nós precisamos ter atenção e carinho com as nossas crianças. É preciso falar sobre a equipe do CAASSITA, com profissionais de várias áreas, e muito bem qualificados, que vem desenvolvendo esse importante trabalho em nosso município. Parabéns a toda a equipe e desejo bom trabalho aos profissionais que atuam no Centro de Atendimento aos Autistas”, reforça o prefeito Alfredão.

Dentre os serviços oferecidos, triagem (entrevista com responsáveis, avaliação, estudo de caso, entrevista devolutiva); atendimento individual; atendimento em grupo; atendimentos técnicos (Neuropediatria, Serviço Social, Psicologia, Fonoaudiologia); Fisioterapia; Musicista; Educação Física; Psicomotricidade; Psicopedagogia Clínica); orientação familiar; visita domiciliar; grupo de estudos; oficinas de currículo funcional, artesanato, estimulação sensorial, dentre outros serviços.

O CAASSITA (Centro de Atendimento aos Autistas da Secretaria de Saúde de Itaperuna) tem como público alvo, crianças a partir de 1 ano e 6 meses, até a idade adulta.