Prefeito de Itaperuna participa da inauguração da Subsecretaria de Políticas para Mulheres

Em Itaperuna, RJ, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues – Alfredão – participou da inauguração da sede da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, no município itaperunense. O espaço fica na Rua São José, nº 104, Centro.

A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação inaugurou a Subsecretaria de Políticas para Mulheres, baseada na Lei Municipal nº 1006 de 07 de abril de 2022. É importante destacar que a Subsecretaria tem como missão propor, coordenar e acompanhar as políticas públicas voltadas à mulher, além de realizar a gestão dos seguimentos e órgãos para mulheres no município, bem como fiscalizar e exigir o cumprimento da legislação que assegure os direitos da mulher.

O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, parabenizou a todas as mulheres, por esta importante conquista para o município.

– O nosso município valoriza as mulheres e, nós, respeitamos muito as mulheres! Eu entendo que essa seja uma conquista muito importante para toda Itaperuna, mas, principalmente para as nossas mulheres, que terão nesse ambiente todo apoio necessário. Em nome da subsecretária Luciana Moreira, eu gostaria de parabenizar a todas as mulheres e desejar sorte a toda equipe, que estará à frente da Subsecretaria - diz o prefeito Alfredão.

A inauguração da sede da Subsecretaria de Políticas para Mulheres aconteceu na última quinta-feira, 28. Também participaram da solenidade Luciana Moreira, subsecretária de Políticas para Mulheres de Itaperuna; Luiza Costa, secretária Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação; Ivan Lacerda, secretário Municipal de Fazenda; Pedro Renato Teixeira, secretário Municipal de Governo; Samuel Portela Tinoco, procurador Geral do Município; Wellington Gonçalves Figueira (Wellington do Guaritá), secretário Municipal de Cultura; demais autoridades e convidados.

SUBSECRETARIA DE POLÍTICAS PARA MULHERES

A Subsecretaria de Políticas para Mulheres objetiva defender a dignidade de todas as mulheres de forma integral, dando suporte para que contribuam com o bem comum, de forma solidária; combater todas as formas de violência contra a mulher e promover sua atenção integral. Ainda visa contribuir para a inserção e a igualdade de acesso e de oportunidade para todas as mulheres na esfera econômica, política, incluídas atividades antidiscriminatórias em suas relações sociais.

A promoção, proteção, defesa e o enfrentamento a violações dos direitos das mulheres consideram, portanto, a integralidade da mulher na perspectiva da família e da sociedade, buscando o fortalecimento de seus vínculos familiares e sociais e a promoção da solidariedade intergeracional e sororidade.

Uma vez que a mulher pode ser criança, jovem ou idosa, negra, branca ou indígena, apresentar ou não alguma deficiência, ser imigrante ou estar em situação de rua, dentre outras particularidades, esta mulher deve ser cuidada de forma transversal e integrada.