Secretaria de Saúde de Itaperuna amplia ações de combate ao Aedes aegypti

Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) segue ampliando as ações de combate ao Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus).

Recentemente a equipe da CVAS deu início à campanha ‘Dia D nos Bairros’ de combate ao Aedes aegypti, iniciando a ação na localidade da Capelinha. Na ocasião os agentes atuaram juntamente com o Setor de Educação em Saúde, indo até as residências. Além de realizarem o trabalho focal, com inspeções de quintais, coberturas de caixas d´água, desratização, máquinas costais e UBV pesada, nas áreas com índice alto e notificações positivas de dengue.

O trabalho de telamento (cobertura de caixas d´água) também vem sendo realizado em bairros e distritos. Outra ação rotineira são as palestras educacionais e informacionais em escolas, unidades de Saúde, feira livre, além de outros locais em situações estratégicas.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde Adriana Levone é muito importante que a população possa ajudar a combater o mosquito.

“Nossas equipes estão em campo, trabalhando, mas, precisamos da colaboração de toda a população nessa guerra contra o mosquito. Cada cidadão precisa fazer a sua parte, cuidando do quintal e da residência, não deixando água parada em possíveis reservatórios, que serão utilizados pelo Aedes aegypti. Esta é uma luta de todos contra o mosquito”, reforça a secretária.

Adriano Rodrigues, coordenador da CVAS, reforçou a ideia de que cada um, possa dedicar 10 minutos por semana, para verificar o próprio quintal.

“Bastam 10 minutos por semana, para uma verificação nos quintais e dentro de casa. Verificando se existe recipiente com água parada e, consequentemente, eliminar esse possível depósito. Se cada um realizar esse procedimento, já estará nos ajudando bastante”, finaliza o coordenador.

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (Casa Verde), situada na Rua Júlio César, 99, Centro (em cima da Farmacinha do SUS).

O contato também pode ser feito através de e-mail – cvasitaperuna@gmail.com – quando um membro da equipe irá providenciar as devidas orientações sobre as demandas que venham a surgir.

Ainda é possível se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde (ACS), que passará a informação à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde.