‘Dia D nos Bairros’ de combate ao Aedes aegypti na Capelinha

A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) realizou na última quinta-feira, 04, o ‘Dia D nos Bairros’ de combate ao Aedes aegypti, na localidade da Capelinha.

Segundo o coordenador da CVAS Adriano Rodrigues, o intuito da campanha é conscientizar a população, através de mutirões, formado por equipes de agentes comunitários de endemias.

“Esses agentes trabalham juntamente com o Setor de Educação em Saúde, indo até as residências. Além de realizarem o trabalho focal, com inspeções de quintais, coberturas de caixas d´água, desratização, máquinas costais e UBV pesada, nas áreas com índice alto e notificações positivas de dengue”, explica o coordenador.

ESTRATÉGIA MOTORIZADA

Na ocasião, para melhor distribuição dos trabalhos, foram usados como apoio estratégicos, motos e viaturas da CVAS, que ajudaram na locomoção dos agentes e na distribuição dos insumos, para o melhor desempenho no trabalho de rotina de combate ao mosquito Aedes aegypti.

A mobilização contou com um número expressivo de servidores da área de Saúde, que distribuíram folhetos explicativos sobre prevenção ao mosquito, como forma de conscientizar a população da localidade a conservar a limpeza dos quintais. A ação se estendeu por toda a manhã. A localidade da Capelinha foi escolhida para que se mantenha o controle do Aedes aegypti, já que se trata de uma localidade mista (rural e urbanizada).

O coordenador da CVAS ainda informou que esse trabalho será uma constante, e se estenderá por outros bairros e localidades.

“Essa ação tem que ter a cumplicidade da população, de forma conjunta, contra o mosquito que transmite a dengue. Por isso é imperativo a conscientização de todos para manter a limpeza de seus quintais e dos imóveis, evitando depósitos com água parada, que possam servir de criadouros. Esse é o único jeito de se controlar o mosquito, pois, se ele não nascer, ele não transmite a doença”, finaliza o coordenador.