Secretária de Saúde de Itaperuna participa da abertura da Oficina do PROADI

Em Itaperuna, RJ, a secretária Municipal de Saúde Adriana Levone participou da abertura da Oficina Presencial do Projeto PROADI - Regionalização/PRI, regiões Norte e Noroeste. A Oficina do Planejamento Regional Integrado acontece nos dias 02 e 03 de agosto, das 9h às 17h. Na oportunidade a secretária destacou a importância do evento e levou um abraço do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, a todos os participantes.

Dentre os objetivos, desenvolver as fases 3 e 4 do Projeto; e entre os participantes, integrantes do Grupo de Trabalho Regional das regiões Norte e Noroeste. Com um profissional de cada Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que esteja envolvido com a Linha de Cuidado do Câncer de Mama; um profissional de cada SMS, que esteja envolvido com Linha de Cuidado da Atenção Materno Infantil; profissionais da SES/RJ (do nível central e das unidades descentralizadas); profissionais do COSEMS/RJ; profissionais do SEINSF/SEMSRJ; e profissionais do HAOC.

No dia 02, pela manhã, foi formada a mesa para abertura do evento. Logo em seguida, as seguintes apresentações:

O Projeto - Regionalização/PRI no Estado do Rio de Janeiro - Monique Fazzi - AR/SES-RJ; Governança Regional - Monique Fazzi - AR/SES-RJ; Trajetória do Projeto PROADI Regionalização/PRI - Liliane Nakata - Projeto PROADI/HAOC; e conclusão da fase 2 do Projeto PROADI - Elisabet Pauer - AR/SES-RJ.

Depois de um intervalo, foram realizadas as seguintes apresentações:

Cenário do Estado do Rio de Janeiro - Monica Almeida - AP/SES-RJ; Instrumentos de Planejamento e Situação dos PMS - Fátima Cavalheiro - AP/SES-RJ; Linha de Cuidado Materno Infantil - Superintendência de Atenção Primária em Saúde - SES/RJ; Linha de Cuidado do Câncer de Mama - Superintendência de Atenção Especializada, Controle e Avaliação - SES/RJ; além da apresentação do vídeo - Superintendência de Educação em Saúde.

Já no período da tarde, das 13h30min às 16h30min, foi realizada Dinâmica Linha de Cuidado do Câncer de Mama, incluindo as seguintes etapas: explicação da dinâmica - Superintendência de Atenção Primária em Saúde; objetivo da dinâmica - Fixar as Competências dos Pontos de Atenção (PA); estudo de caso - 4 cenas (debate em seguida da leitura de cada cena); reflexão do ocorrido com a personagem em cada PA e descrição das competências de cada PA. É importante lembrar que as competências de cada Ponto de Atenção foram registradas no Padlet.

Vale destacar que as regiões ficaram em salas separadas, com um moderador/coordenador (Superintendência de Atenção Primária em Saúde), um redator/ferramenta (Assessoria de Regionalização/Assessoria de Planejamento) e um Relator (Secretaria Municipal de Saúde) por região de Saúde.

PROGRAMAÇÃO DIA 03/08/2022

9h - 12h

Dinâmica - Linha de Cuidado Câncer de Mama

ü  Apresentação do Produto da Oficina Virtual - Análise SWOT - Assessoria de Planejamento e Assessoria de Regionalização

ü  Competências e Realidade dos Pontos de Atenção (PA)

ü  Reflexão do que ocorre nos municípios e região em cada PA, tendo como referência as competências de cada PA

OBS.: As regiões em salas separadas com um moderador/coordenador (Superintendência de Atenção Primária em Saúde), um redator/ferramenta (Assessoria de Regionalização/Assessoria de Planejamento) e um Relator (Secretaria Municipal de Saúde) por região de Saúde.

12h - 12h30min

Apresentação do trabalho realizado sobre a Linha de Cuidado do Câncer de Mama pelas duas regiões de Saúde e encaminhamentos

ü  Apresentação

ü  Encaminhamentos para a continuidade do trabalho

ü  Preencher a matriz da fase 4

ü  Fazer o diagnóstico das suficiências e insuficiências dos PA e da organização da RAS, para atender essa linha de cuidado (oferta de serviços, integração, comunicação etc)

OBS.: As duas regiões de Saúde juntas na mesma sala.

13h45min - 16h30min

Dinâmica Linha de Cuidado Materno Infantil