Produtores de Itaperuna recebem treinamento de operação e manutenção de roçadeiras

Em Itaperuna, RJ, produtores rurais receberam treinamento de operação e manutenção de roçadeiras manuais. O curso realizado na Associação da Capivara é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, SENAR-Rio e Sindicato Rural.

Lúcio Boechat, técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, falou sobre a importância do curso.

"Hoje, esse tipo de treinamento é importantíssimo para o produtor, que necessita das máquinas para aumentar a velocidade do serviço; sendo que o produtor precisaria sair da zona rural, para levar a roçadeira para o conserto. Agora, com esse treinamento, o produtor fica capacitado em fazer a manutenção da máquina em sua propriedade, sem perder tempo indo até a cidade, economizando dinheiro do combustível e do conserto da roçadeira”, diz Lúcio.

CURSOS E TREINAMENTOS GRATUITOS

Os produtores rurais do município tem motivos de sobra para comemorar, afinal, cursos e treinamentos gratuitos não faltam para o homem do campo.

Já foram realizados no município cursos de ‘Higiene na Ordenha’; ‘Ferrageamento e Casqueamento em Equinos’; ‘Avicultura de Postura/Galinha Caipira’; ‘Derivados do Leite’; 'Manejo Sanitário e Aplicação de Medicamento Bovino'; 'Alimentação de Verão/Bovino de Corte'; 'Monitoria da Qualidade do Leite'; ‘Apicultura Básica’; ‘Meliponicultura’; dentre outros.

Segundo José Maria Guimarães, secretário Municipal de Agricultura, esses cursos foram possíveis através de parcerias.

“Nós precisamos valorizar nossos parceiros, como o SENAR-Rio, Sindicato Rural, dentre outros mais. Todos esses cursos e treinamentos foram possíveis graças a um esforço coletivo de todos. O prefeito Alfredão, não só na pasta da Agricultura, como nas demais secretarias, vem apostando em parcerias, algo que está ajudando o município em inúmeras frentes de trabalho. Nós só temos a agradecer aos parceiros e a toda equipe da Secretaria de Agricultura, que vem trabalhando dia a dia, buscando melhorias para o homem do campo”, finaliza José Maria.

Outras informações sobre o treinamento de operação e manutenção de roçadeiras manuais e demais cursos podem ser obtidas através do WhatsApp (22) 9 9211-4949, com Lúcio Boechat, técnico da Secretaria Municipal de Agricultura.