Itaperuna passa a utilizar aterro sanitário e encerra atividades no 'lixão', após 27 anos

A Prefeitura de Itaperuna, RJ, celebra mais uma importante conquista da atual gestão. O município passou a utilizar aterro sanitário, encerrando as atividades no "lixão". De acordo com Sérgio Zampiér, secretário Municipal do Ambiente, as atividades no "lixão" estavam em funcionamento há quase três décadas.

Itaperuna passa a utilizar aterro sanitário e encerra atividades no 'lixão', após 27 anos

"O lixão estava em funcionamento há cerca de 27 anos, e nesse período foram acumuladas mais de 500 mil toneladas de lixo. Nós assumimos o compromisso na Secretaria Municipal do Ambiente, com grandes desafios e estamos cumprindo as principais demandas, como por exemplo, a substituição da empresa de coleta de lixo, com mais veículos e melhor estrutura de trabalho; recuperação do ICMS Verde; a implantação da coleta seletiva; e agora, o fim do lixão e a utilização de aterro sanitário", comenta o secretário.

O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, mencionou a filosofia de trabalho da atual gestão em deixar um legado verde para as futuras gerações.

"Nossa filosofia de trabalho é deixar uma cidade mais verde para as futuras gerações. Entendo que o meio ambiente precisa e merece uma especial atenção. Temos uma equipe competente na Secretaria do Ambiente, que vem conseguindo avançar com as pautas essenciais. Vamos continuar trabalhando por uma Itaperuna mais verde", destaca o prefeito.

Finalizando, o secretário Zampiér mencionou que há um estudo para recuperar a área onde o "lixão" ficou instalado durante esse período.

"Estamos estudando a recuperação dessa área. Para acabar com o lixão, temos que entregar uma área igual, como recebemos. Estamos seguindo as normas ambientais não só do Brasil, mas todas as leis ambientais. Essa área hoje é degradada, mas, voltará a ser uma área normal. É compromisso do prefeito Alfredão cumprir com todas normas e leis ambientais", finaliza Zampiér.

Atualmente os rejeitos estão sendo descartados no aterro sanitário localizado no Morro do Coco, distrito de Campos dos Goytacazes.

DECOM - Itaperuna

Foto: arquivo | Secretário Sérgio Zampiér (E) ao lado do prefeito Alfredão