Equipe de Educação em Saúde intensifica ações em escolas de Itaperuna

Em Itaperuna, RJ, a equipe de Educação em Saúde, vinculada à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) vem intensificando os trabalhos e ações em escolas do município.

Equipe de Educação em Saúde intensifica ações em escolas de Itaperuna

Desta vez, as profissionais marcaram presença na Escola Municipal José de Paula Nogueira. No mês de março a equipe já havia realizado ações na Escola Municipal Dr. Auto de Oliveira Pinto e na Escola Municipal Lincoln Barbosa de Castro.

Dentre as ações, bate papo com os alunos sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue chikungunya e zika.

Para Adriano Rodrigues, coordenador da CVAS, este trabalho específico visa a conscientização e educação das crianças da Rede Municipal de Ensino.

“Nosso objetivo é visitar o maior número possível de escolas, levando uma mensagem simples, direta e objetiva para as nossas crianças. Quando as crianças assimilam as informações, acabam transmitindo aos adultos, ou seja, se tornam multiplicadoras da informação. E nessa luta contra o mosquito, toda ajuda é bem-vinda, inclusive essa colaboração das crianças”, completa o coordenador.

FAÇA A SUA PARTE NA LUTA CONTRA O MOSQUITO!

Uma simples vistoria no próprio quintal é muito importante. Por isso é importante que cada um faça a sua parte nesta luta contra o mosquito.

Tampe as caixas d’água; mantenha as calhas sempre limpas; deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; mantenha as lixeiras tampadas; deixe ralos limpos e com aplicação de tela; limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; limpe com escova ou bucha, os potes de água para animais; dentre outras ações. Assim sendo, a população estará nos ajudando a combater o mosquito.

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Vigilância Ambiental em Saúde (Casa Verde), situada na Rua Júlio César, 99, Centro (em cima da Farmacinha do SUS). O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à Coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde.

DECOM - Itaperuna