CVAS Itaperuna intensifica trabalho de telamento em Raposo

CVAS Itaperuna intensifica trabalho de telamento em Raposo

CVAS Itaperuna intensifica trabalho de telamento em Raposo
CVAS Itaperuna intensifica trabalho de telamento em Raposo
CVAS Itaperuna intensifica trabalho de telamento em Raposo

A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) intensificou o trabalho de telamento (cobertura de caixas d´água) no distrito de Raposo, nos últimos dias.

Para Adriano Rodrigues, coordenador da CVAS, esse tipo de serviço é essencial na guerra contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

“Esse tipo de serviço é muito importante na guerra contra o mosquito e temos feito esse trabalho nos bairros e distritos. É sempre importante lembrar que nós fazemos a nossa parte, mas, precisamos muito do apoio de cada cidadão. Basta uma vistoria de 10 minutos por semana no próprio quintal e dentro da própria residência, verificando se existe água parada e, que esses possíveis depósitos possam ser eliminados”, comenta o coordenador.

ALGUMAS MEDIDAS PARA ELIMINAR A FORMAÇÃO DE CRIADOUROS

Mantenha as caixas d’água bem fechadas; lave com água e sabão tonéis, galões ou depósitos de água e os mantenham fechados; limpe e remova folhas das calhas; retire água acumulada das lajes; desentupa ralos e os mantenham fechados ou com telas; lave plantas que acumulam água, como as bromélias duas vezes por semana; evite utilizar pratos nas plantas, e se desejar mantê-los, coloque areia até a borda dos pratos de plantas ou xaxins; dentre outras medidas para evitar água parada.

FALE COM A CVAS

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (Casa Verde), situada na Rua Júlio César, 99, Centro (em cima da Farmacinha do SUS).

O contato também pode ser feito através de e-mail – cvasitaperuna@gmail.com – quando um membro da equipe irá providenciar as devidas orientações sobre as demandas que venham a surgir.

Ainda é possível se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde (ACS), que passará a informação à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde.

Acompanhe as notícias sobre a Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias, pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!

 

DECOM - Itaperuna