A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação tem trabalhado na garantia de direitos e auxílio as famílias mais vulneráveis da nossa cidade.

Durante a semana, essas foram as principais realizações das equipes da SMASTH
 A Secretaria de Assistência, Trabalho e Habitação realizou na última quinta-feira, 15 de setembro, a aula inaugural do Projeto Jovem Alerta no Colégio Dez de maio. O projeto é voltado para jovens de 14 a 24 anos que estejam no ensino médio ou que já tenham concluído. Esses jovens ainda participam de seleções para vagas de estágio remunerado através do CIEE;
 No dia 14 de setembro o SCFV da Pessoa Idosa, realizou uma palestra com a Psicóloga Paula Cyrilo e o Grupo Resgatadores da Alegria, com o tema: Setembro Amarelo “A vida é a melhor escolha!”;
A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação realiza, mensalmente, o projeto "Retrato de Mãe", que vem proporcionando as gestantes do Programa Criança Feliz um momento único. A iniciativa tem o objetivo de valorizar a gestante através de um dia de beleza com manicure, cabeleireira e maquiagem e um book de fotos;
 O Projeto Mãos a Horta é uma parceria entre as Secretarias de Assistência Social, de Agricultura, de Saúde e de Educação. A produção é distribuída através dos CRAS, assim como para as instituições ASAPI e CAPDE.
Itaperuna realizou o primeiro encontro para a reativação do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência. O objetivo foi o de formar um grupo de trabalho para elaborar e organizar a reconstrução do Conselho, a proposição de um projeto de lei de atualização e também a realização de um fórum para propor políticas públicas;
 Mulheres empreendedoras de Itaperuna poderão contar com o apoio da Agência de Fomento do Estado do Rio (AgeRio) para obter microcrédito de até R$ 21 mil com taxa de 0,25% ao mês e o pagamento poderá ser feito em até 24 meses;
O convênio, assinado pelo prefeito Alfredão, foi consolidado na AgeRio pela Subsecretária de Políticas para Mulheres, Luciana Moreira; diretora de Operações, Tatiana Oliver e Gerente Executivo, Brunno Eudes.